quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Cultura












O que é cultura?


A palavra cultura abrange várias formas artísticas, mas define tudo aquilo que é produzido a partir da inteligência humana. Está presente desde os povos primitivos em seus costumes, sistemas, leis, religião, em suas artes, ciências, crenças, mitos, valores morais e tudo aquilo que compromete o sentir, o pensar e o agir das pessoas.


Cultura popular brasileira: Folclore


Folclore é um gênero da cultura que se manifesta por costumes, lendas, tradições e festas. As manifestações folclóricas podem ser vistas através da sabedoria popular antiga, pela diversidade de dialetos, pela arte, pela diversidade de religiões e credos, pelos trajes, pelas músicas e por outros.
A cultura folclórica de um país é bastante vasta, já que existem várias regiões e nelas são desenvolvidas práticas e crenças distintas. Cada região manifesta a cultura folclórica enfatizando partes dela, como:
Em Goiás, o folclore é embasado em manifestações ocorridas há séculos e que são representadas todos os anos como é o caso das Cavalhadas que relata a luta entre os cristãos e os mouros, as Congadas que, trazida pelos negros, eram utilizadas para fazer ligação entre eles e o Divino Espírito Santo juntamente como Nossa Senhora do Rosário.
No Mato Grosso, o folclore se manifesta através de folguedos populares que se pode ver tanto nas cidades quanto no campo, como o Caruru que se apresenta numa boa roda de cantoria e dança, o Siriri que é utilizado em manifestações religiosas, o Rasqueado que é executado em homenagem aos santos.
Em Minas Gerais, as manifestações são realizadas durante o ano todo e são apresentadas em folguedos, danças e apresentações como Folia de Reis, Queima do Judas, Caiapós, Congado, assim como no Alagoas, Amazonas, que ainda retrata a cultura indígena, Nordeste e Maranhão. Cada região possui uma particularidade em suas manifestações e estas existem em todo o país.











Folclore mineiro